21 C
pt-BR

Gracinha Caiado recebe Medalha do Mérito Industrial da Fieg

Homenagem reconhece personalidades e instituições que se destacam pela contribuição ao setor produtivo industrial

Coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado recebe Medalha do Mérito Industrial da Fieg, durante as comemorações pelos 75 anos da entidade -  Fotos: Júnior Guimarães

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, recebeu, na noite deste sábado (13/12), a Medalha do Mérito Industrial, concedida pela Federação das Indústrias de Goiás (Fieg). A solenidade, realizada no Teatro Sesi, em Goiânia, marcou também as comemorações pelos 75 anos da entidade. A comenda é a mais alta honraria concedida pela indústria goiana e reconhece lideranças e instituições que impulsionam o setor produtivo e o desenvolvimento do estado.

Ao agradecer a homenagem, Gracinha Caiado destacou o papel da indústria no crescimento de Goiás e os avanços conquistados nos últimos anos. "A Fieg é o berço de toda a produção da indústria do Estado. Recebo essa homenagem com muito orgulho porque a gente sente que Goiás avançou. Hoje, o maior nível de empregabilidade do Brasil é Goiás", ressaltou a primeira-dama, ao falar dos indicadores positivos do Estado na geração de empregos e no desempenho industrial.

De janeiro a outubro de 2025, a indústria goiana registrou 12.797 novos empregos formais, alcançando mais de 329 mil trabalhadores com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Também houve crescimento no desempenho produtivo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria em Goiás avançou 6,5% em outubro, o melhor resultado mensal desde dezembro de 2021. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o avanço foi de 11,7%. Em 2023, o setor respondeu por 22,1% do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás, reforçando sua importância para a economia estadual.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant'Anna Braga Filho, os resultados refletem a atuação integrada entre o Governo de Goiás e o setor produtivo. "O governador Ronaldo Caiado, em parceria com toda a estrutura da Fieg, fez com que o Estado pudesse avançar muito. Goiás é um estado que cresce, gera empregos e oferece segurança jurídica para as empresas investirem", afirmou.

Gracinha Caiado também reforçou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, especialmente nas ações sociais. "Se Goiás avançou é exatamente porque tem a parceria com a empresa privada. E a Fieg tem sido uma grande parceira em todos os momentos do Goiás Social, fazendo exatamente com que as doações cheguem à mão de quem mais precisa", frisou.

Homenagem
Ao ser agraciada, a primeira-dama foi destacada pela contribuição social e pelo impacto de programas que fortalecem a qualificação profissional, a inclusão produtiva e a geração de oportunidades em parceria com o Sistema Fieg, como Mães de Goiás, Profissionaliza Goiás e iniciativas de capacitação conduzidas com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Para o presidente da Fieg, André Rocha, Gracinha Caiado é a "arquiteta do desenvolvimento social em Goiás". Segundo ele, a atuação da primeira-dama se destaca pela condução integrada, estratégica e com sensibilidade à frente do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).  "Ela mobiliza o Governo de Goiás para combater a vulnerabilidade e as desigualdades. Ao lutar pela dignidade das pessoas, constrói a base sólida que o nosso Estado precisa para que a indústria cresça", concluiu.

Neste ano, além da primeira-dama, outras sete personalidades também foram homenageadas, por indicação do presidente da Fieg, André Rocha. São eles: o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Élcio Guimarães; o empresário e fundador do Grupo Cereal, Evaristo Lira Baraúna; o líder do Grupo Vale do Verdão, José Ribeiro de Mendonça; o empresário do setor têxtil e sócio do Grupo MPL & Paco Jeans, Paulo Júnior; o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi em Goiás, Paulo Vargas; o engenheiro e presidente da BRG Geradores, Sílvio de Oliveira; além do procurador do Ministério Público Trabalho, Tiago Ranieri. A solenidade também contou com a presença do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, além de outras autoridades.

Postagens mais antigas
Postagens mais recentes
ANDERSON MIRANDA
ANDERSON MIRANDA Administrador, Jornalista, Gestor Imobiliário. Especialista em Avaliação Imobiliária. Perito Avaliador do TJDFT. Editor-Chefe Grupo M4. Diretor-Proprietário da M4 Adm. Imobiliária Comunicação e Marketing Ltda. Jornalista e Fotógrafo - DRT 12.802/DF. Sites: https://grupom4.com.br, https://tribunadobrasil.com.br e https://andersonmiranda.com.br.

Postar um comentário

Ads Single Post 1
Ads Single Post 2
Ads Single Post 3
Ads Single Post 4