21 C
pt-BR

Startup fundada em Entre Ijuís traz inovação para a Expointer

Startup fundada em Entre Ijuís traz inovação para a          Expointer

Novo sistema da ByAgro permite o monitoramento e comando a distância de equipamentos rurais 


A startup ByAgro, fundada em Entre Ijuís, apresenta na Expointer 2023 uma nova solução tecnológica que permite aos produtores rurais monitorar e comandar a distância os pivôs de irrigação, que segundo dados da Embrapa, é a técnica de  maior uso no Brasil, com cerca de 1,6 milhão de hectares cobertos pelo sistema. De acordo com Leonardo Teixeira, sócio da ByAgro, "o Brasil conta hoje com aproximadamente 40 mil pivôs. 

Escutando os produtores e grandes empresas do Agro, notamos que existe uma dificuldade grande de monitoramento remoto desses pivôs em função da comunicação, pois geralmente as propriedades não estão nas áreas de cobertura de redes móveis", explica. 

O empresário conta que para solucionar esse problema, a ByAgro cria uma rede de comunicação na propriedade que permite monitorar até 2 mil dispositivos. "O foco principal dessa solução são os pivôs de irrigação, mas também podemos incluir monitoramento em motores, veículos, estações meteorológicas, sensores de umidade do solo, pluviômetro, entre outras. 

Desenvolvemos um aplicativo mobile e um kit eletrônico, que é instalado no pivô. Com isso, assumimos o controle da operação dele a partir do aplicativo, e assim conseguimos fazer o monitoramento da propriedade", explica Leonardo.

Outra tecnologia trazida pela empresa na Expointer é a Suplementação Luminosa, solução tecnológica que analisa o processo de iluminação durante todo o ciclo de desenvolvimento da planta, aplicando a luz na medida correta e convertendo todo processo em produtividade para o agricultor. 

"Todas as plantas no mundo necessitam de luz para realizar seus processos metabólicos e cada uma das espécies demandam uma quantidade e momento adequado, pois esses fatores se modificam de acordo com variedade, época e local de plantio", esclarece Leonardo.

Com investimento de R$ 5 milhões, a ByAgro surgiu com objetivo de atender as dores que o produtor rural tem em monitoramento em tempo real de seus equipamentos..

"Temos como meta finalizar o ano com 500 pivôs automatizados. Nosso propósito é, além de melhorar o monitoramento em tempo real dos equipamento da propriedade, também entregar informação para melhor tomada de decisão do proprietário rural com alta precisão, para que ele tenha uma gestão hídrica da propriedade e que seja economicamente viável e ambientalmente sustentável", afirma.
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes
Emerson Tormann
Emerson Tormann Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Ads Single Post 1
Ads Single Post 2
Ads Single Post 3
Ads Single Post 4